Fechar
13
Os vestibulares que acontecem no meio do ano já estão com as suas datas programadas e bem próximas e sei que assim como eu, muitas pessoas se sentem ansiosas para que o dia chegue logo, pois é um tormento ter que esperar sempre mais um dia. Pensando nisso, separei algumas dicas que me ajudaram muito nesse período, desde todo o tempo preparatório de estudo que temos que reservar até o que fazer nos dias que antecedem a prova. Vamos as dicas?
Para você que ainda tem um tempo livre antes que as provas do seu vestibular comecem, vamos a algumas dicas principais para manter uma rotina forte de estudo.
 
Tenha uma rotina estudantil. Separe o seu tempo de chegar da escola, almoçar, atividade física, descanso e o seu tempo para estudar, organizando o seu horário semanal, você vai ter horário para todas as suas coisas, o importante é se organizar. Que tal você mesmo fazer um horário de estudo? Monte uma tabela ou imprima um calendário de mesa. Monte você mesmo os seus horários ideais.
Vale lembrar que em tempos de vestibular, também temos que abrir mão da preguiça e de todo o final de semana livre, separe também algumas horinhas aos sábados e domingos, é importante sempre manter tudo bem fresquinho em sua mente. Se organizando bem, vai ver que o último ano na escola não é se privar de tudo, mas sim se organizar para que tudo tenha o seu devido tempo.
 
É importante também procurar um lugar agradável para se estudar, dentre algumas características de espaço podemos citar: 
 
1) Um ambiente que não seja tão escuro, para que não dê ainda mais sono.
2) Uma boa iluminação para manter o foco e atenção nas matérias.
3) Um local que seja silencioso, onde outras pessoas não possam te atrapalhar com o barulho ou que venham tirar a sua atenção com conversas. O Silêncio é primordial para manter a atenção.
Lembre-se que você também tem uma vida além de estudar, lhe dê um pequeno intervalo de 15 a 20 minutos para levantar, comer alguma coisa ou tomar uma água. É preciso relaxar de vez em quando para voltar a atenção máxima.
 
E nada de perder horas de sono, isso só atrapalha o seu rendimento escolar, ou seja, você pensa que está absorvendo mais coisas para si, quando na verdade está acumulando coisa demais em mente. O seu corpo precisa estar descansado para que aprenda e absorva melhor as coisas. Tente dormir pelo menos oito horas de sono.
 
E é claro que também temos dicas para você que está indo fazer o seu vestibular amanhã, depois do amanhã ou em algum dia próximo. É importante lembrar que, o dia que antecede a sua prova é um “DIA SANTO”, isso mesmo. Você não deve JAMAIS estudar, revisar e principalmente tentar aprender matéria que achou difícil, você teve tempo para isso e não vai aprender tudo em um único dia.
 
Aproveita o dia para descansar, ver um filme, deixar a mente livre, ou seja, um dia só para relaxar, você merece depois de tantos dias de muito esforço. Não adianta ficar preocupado, o que você podia ter feito, você já fez. Agora é só usar todo o seu conhecimento e arrebentar na prova, você consegue. BOA SORTE!
Livia Layber

Autor Livia Layber

Ana Lívia, 18 anos. Estudante de Design de moda, apaixonada em viagens e pelo mundo da moda está sempre disposta a apreciar novos lugares e novas pessoas. Sonha em ter a sua marca e morar fora do país.

Deixar uma resposta